Boletim Junho/2007
 

BOLETIM ABRACONT - JUNHO/2007 

Editorial 

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O MERCADO DE TRABALHO 

Torna-se cada vez mais importante uma adequada formação profissional, tendo um vista um mercado altamente competitivo e desenvolvido. Temos observado uma crescente oferta de oportunidades em cargos que exigem uma formação técnica especializada bastante importante para o posicionamento estratégico das entidades e, principalmente, dos profissionais que as gestionam. O profissional de contabilidade não poderia ficar ausente e tampouco condicionar-se a ser coadjuvante nesse processo, haja vista representar uma peça extremamente indispensável a qualquer que seja a organização, senão o principal elemento de apoio técnico e estratégico nos processos decisórios.  Assim, a busca por uma formação adequada que lhes permitam uma base adequada de formação, faz-se também indispensável aos profissionais que almejam uma boa qualificação e colocação de destaque no mercado de trabalho. Uma boa fonte de direcionamento pode ser observada através da formação universitária. Portanto, é crucial observar a avaliação das universidades particulares, publicado pelo ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (maio/07), para uma análise do direcionamento inicial quanto à sua formação. Estudantes voltados para a excelência necessitam estar atrelados à uma formação de excelência, assim, todo o cuidado é pouco no momento de escolher o curso superior, a especialização, na forma de um curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado, assim como e principalmente, a universidade na qual o fará. Não bastasse isso, é importante que o profissional de contabilidade esteja consciente sempre, da importância da reciclagem dos sólidos conhecimentos da sua área de atuação, bem como, de outros que se fazem necessários (Inglês, direito, matemática, estatística, economia, etc.) extremamente importantes para um progresso profissional de destaque. Ponderem e reflitam, a oportunidade não está no mercado, está em cada um e será criada por nós! 

Prof. Me. Valdir Jorge Mompean

SIMPLES NACIONAL - OPÇÃO - REGRAS

Saíram as regras para opção pelo Simples Nacional. O prazo de adesão vai até 31.07.2007. Veja outros detalhes.

SIMPLES NACIONAL - PARCELAMENTO

Será concedido parcelamento em até 120 vezes dos débitos tributários das empresas que adentrarem no Simples Nacional. Veja maiores detalhes.

SIMPLES NACIONAL - NORMAS REGULAMENTADORAS

Resolução CGSN 4/2007 - Dispõe sobre a opção pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional).

Resolução CGSN 5/2007 - Dispõe sobre o cálculo e o recolhimento dos impostos e contribuições devidos no Simples Nacional.

NORMAS TRIBUTÁRIAS

Lei 11.484/2007 - Incentivos às indústrias de equipamentos para TV Digital e de componentes eletrônicos - PADIS e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Equipamentos para a TV Digital - PATVD.

Lei 11.482/2007 - Efetua alterações na tabela do imposto de renda da pessoa física; dispõe sobre a redução a 0 (zero) da alíquota da CPMF nas hipóteses que menciona e altera normas tributárias.

Portaria RFB/INSS 10.381/2007 - Dispõe sobre a forma de pagamento das restituições e dos reembolsos das contribuições sociais previstas na Lei 8.212/1991.

Acompanhe também, gratuitamente e diariamente, as últimas normas tributárias editadas.

GUIA TRIBUTÁRIO ON LINE

Modelo de Consulta sobre a Legislação Tributária

Normas Anti-Elisão

Tabela CFOP

DEVOLUÇÃO EM GARANTIA - PROCEDIMENTOS FISCAIS

Desde 01/05/2007, está em vigor o Convênio ICMS 27/2007, determinando os procedimentos a serem tomados pelas oficinas autorizadas nas hipóteses de troca de partes e peças em virtude de garantia. Veja mais detalhes.

IRPF

IN RFB 743/2007 - Fixa as datas para a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física, referente ao exercício de 2007, ano-calendário de 2006.

AGENDA - PLANILHAS - TRIBUTOS

Agenda de Obrigações Tributárias - Junho/2007

Modelos de Planilhas

Relação de Tributos Existentes no Brasil

Quem você conhece que poderia se beneficiar com estas informações? Redirecione este e-mail para seus amigos e associados!


Você está recebendo este informativo mensal porque seu e-mail foi cadastrado em nosso site.

O procedimento de cadastro é voluntário, gratuito e aberto ao público.

Dúvidas, reclamações e sugestões sobre o site ou este informativo podem ser enviadas para
info@abracont.org.br

 

Professor mompean
 
Rua da Consolação, 222 - Conj. 607 -Consolação
Cep: 01302-000 - São Paulo/SP
Tel: 3129-7423


Powered by PortalABC