A transparência e o uso da informação num ambiente de incertezas
O impacto provocado pela informação é de vital importância para a sobrevivência em qualquer ambiente, em algumas circunstâncias pode apresentar-se desencontrada ou inadequada, em outras, corretas e apropriadas, no entanto, de uma forma ou de outra permitem ao interessado ou stakeholder (em se tratando daqueles com interesses voltados às companhias), tomar a sua decisão, seja de qual âmbito for.
Assim, frente ao cenário de incertezas com o qual nos deparamos, principalmente, relacionadas às freqüentes dificuldades e turbulências provocadas pelos mercados que outrora eram julgados sólidos, acima de qualquer suspeita, observamos a criação de um fenômeno intitulado por risco sistêmico.
O risco sistêmico advém da incerteza generalizada sobre, principalmente o ambiente e, acima de tudo, a partir da maior parte das instituições que nele interagem, transformando-se imediatamente em insegurança e, na sua “onda” seguem-se os prejuízos, muitas vezes irreversíveis para alguns (que o digam os acionistas do Bear Stearns, Lehman Brothers e Washington Mutual os quais tiveram que fechar as suas portas e, juntos Citigroup, Merrill Lynch e Morgan Stanley registraram US$ 24 bilhões em perdas, até agora), outras vezes impactantes para alguns ou, se apresentando como oportunidades para outros.
De forma peculiar, poderíamos comparar a atual crise americana guardada as devidas proporções, porém de fundamentos distintos, com aquela ocorrida no Brasil há alguns anos atrás que obrigou o governo federal instituir um programa de contingência e auxílio aos bancos, de modo a “salvar” a economia nacional.
Na mesma direção deverá trilhar a salvaguarda governamental no sentido de proteger a economia daquele país. Diferente de casos isolados como aqueles vivenciados pela “bolha da internet” e o da Enron, o atual momento envolve um emaranhado maior e mais entrelaçado que pode vir a colocar o sistema em colapso.
Diante disto nos perguntamos, e as informações? Pois é, rumores da crise já eram anunciados desde há muito tempo, porém não acreditada ou, até mesmo, clara e objetivamente decodificada pelo mercado.
E há indícios de que esse percalço persistirá por mais algum tempo, não antes de causar impactos em outras economias e ambientes, porém, aqueles que tiverem a oportunidade de realizar uma boa “leitura”, cobrando transparência das informações contábeis, das estratégias das empresas, assim como, o adequado entendimento da economia do país onde se encontram as empresas nas quais queiram investir e, acima de tudo, contar com uma adequada e conservadora gestão, poderá a médio e longo prazo, auferir boa vantagem, tanto no campo econômico quanto no estratégico.
Prof. Ms. Valdir Jorge Mompean
Fonte: PORTAL TRIBUTÁRIO - www.portaltributario.com.br
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quem você conhece que poderia se beneficiar com estas informações? Redirecione este e-mail para seus amigos e associados!
Você está recebendo este informativo mensal porque seu e-mail foi cadastrado em nosso site.
O procedimento de cadastro é voluntário, gratuito e aberto ao público, caso não concorde envie-nos um e-mail que excluiremos o seu endereço. No entanto, sentiremo-nos honrados com a vossa participação.
Dúvidas, reclamações e sugestões sobre o site ou este informativo podem ser enviadas para
info@abracont.org.br
Praça da República, 162 - Conj. 1002 - Centro - São Paulo. CEP.: 01045-901
Fone/Fax: 55 11 - 3129.7423 - www.abracont.org.br
e-mail: info@abracont.org.br