BOLETIM ABRIL/2011


BOLETIM TRIBUTÁRIO E FISCAL

 

Data desta Edição: 29.04.2011

 

FGTS

Circular CEF 548/2011 - Estabelece procedimentos pertinentes aos recolhimentos Mensais e Rescisórios ao FGTS e das Contribuições Sociais.

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Curso Planejamento Tributário - PIS/COFINS - Supermercados e Hipermercados - 29/4 - S.Paulo/SP

Fonte: PORTAL TRIBUTÁRIO - www.portaltributario.com.br


  PROFISSÕES

Administrador

"Profissional que dirige ou superintende estabelecimento público ou particular"
Fonte: Dicionário Michaelis

O que é ser administrador?

Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção, déficit orçamentário. Podem trabalhar em diversas áreas das empresas: material, marketing, produção, organização e métodos, recursos humanos, administração financeira. Passam por várias etapas dentro de uma empresa, podendo trabalhar como analistas, exercer chefias intermediárias, gerência, coordenação, direção superior; atuar em pesquisa e planejamento, assessoria e consultoria.

Quais as caracter ísticas necessárias para ser um administrador?
É necessário ter boa capacidade de análise, raciocínio abstrato e aptidão numérica. Também deve ter liderança e ser sociável.

Características desejáveis:

  • autoconfiança
  • capacidade de adaptação a novas situações
  • capacidade de decisão
  • capacidade de negociação
  • capacidade de organização
  • capacidade de pensar e agir sob pressão
  • capacidade de planejamento
  • capacidade de resolver problemas práticos
  • dinamismo
  • espírito empreendedor
  • habilidade para mediar conflitos
  • habilidade para trabalhar em equipe
  • iniciativa
  • noção de prioridades
  • objetividade
  • senso de oportunidade
  • senso de responsabilidade

Qual a formação necessária para ser um administrador?

Deve-se prestar vestibular para graduação em um curso regular de administração. O mercado brasileiro oferece a possibilidade de estudar administração de empresas, onde a orientação e formar profissionais para atuar em organizações privadas. Também o curso de administração pública prepara e orienta os administradores a uma atuação em organizações públicas e possibilidades de gestão de políticas e projetos de caráter público.
Por ter um caráter mais generalista na sua formação, o administrador pode optar por várias áreas de trabalho como profissional. Finanças, Marketing, Tecnologia e Informação, Recursos Humanos e etc. são áreas de grande atenção dos administradores. Marketing Esportivo, Turismo, Administração Hospitalar também são consideradas áreas promissoras para o universo dos administradores.
No Brasil, para exercer a profissão, uma vez que esta é uma profissão regulamentada, é preciso obter o registro profissional no Conselho Regional de Administração (CRA). Os empregadores, através de headhunters (profissionais que recrutam e selecionam candidatos a vagas disponíveis em empresas contratantes), classificam em jornais e outras formas de recrutamento, buscam os profissionais mais bem preparados, no âmbito acadêmico. Portanto, fazer um curso de pós-graduação ou especialização é sempre um diferencial positivo que o profissional de administração deve considerar.

Principais atividades de um administrador

Ele deve planejar, organizar e controlar as atividades de empresas públicas e privadas, além de traçar estratégias e métodos de trabalho nas mais variadas áreas - rural, hospitalar, agroindustrial, escolar, financeira e muitas outras. Seu papel é fundamental nas situações de crise, pois cabe a ele definir onde investir o dinheiro e como equilibrar a saúde financeira e produtiva da empresa.

Áreas de atuação e especialidades

  • Administração agroindustrial: desenvolve projetos, controla a produção e dá assistência ao produtor do campo.
  • Administração de cooperativas: supervisionar e fiscalizar a entrada de recursos e distribuição de direitos entre os produtores
  • Administração de empresas: organiza e dirige uma empresa, atuando em todas as áreas.
  • Administração hospitalar: geralmente pessoas formadas em medicina, que fazem uma especialização em administração, dirigem e administram um hospital.
  • Análise de sistemas: gerencia os sistemas de computação em empresas.
  • Comércio exterior: trabalha especificamente com o mercado internacional, balança de comércio, taxas alfandegárias, importações e exportações.
  • Controladoria: controla finanças, contabilidade, técnicas de organização e métodos administrativos. Realiza auditorias.
  • Marketing ou mercadologia: trabalha com o mercado, fazendo pesquisas, orientando lançamento de produtos, orientação de vendas e publicidade.
  • Orçamento e finanças: trabalha com mercado de capitais, bolsa de valores, aplicações, investimentos de empresas.
  • Produção: controla a entrada e saída de suprimentos e os custos da produção.
  • Recursos humanos: faz seleção, treinamento e admissão de pessoal, define políticas de carreira, salário e benefícios, negocia com sindicatos.
  • Administração do Terceiro Setor: Planejamento estratégico das operações de ONG's (Organizações Não Governamentais), como fundações e entidades filantrópicas, com vistas a captação de recursos e sua aplicação em projetos sociais, ambientais e educacionais, entre outros.

Mercado de trabalho

As áreas de administração de empresas e administração financeira oferecem as melhores oportunidades de trabalho a esse profissional, nas diversas regiões do país, seja no setor público, seja na iniciativa privada. Operadoras logísticas de grande porte também costumam abrir vagas para especialistas na área. Como a concorrência é grande, o diferencial na hora da contratação é a qualificação. Quem tem no currículo curso de especialização, MBA ou pós-graduação tem maiores possibilidades.

Curiosidades

Desde o começo da civilização os homens procuraram associar-se uns aos outros, organizando sistemas destinados a solucionar problemas comuns de convivência na sociedade. Até surgiram algumas empresas rudimentares de alguns povos antigos como babilônios e fenícios, mas a criação de uma teoria da administração e a carreira de administrador de empresas, como é reconhecido hoje, só se desenvolveu a partir do século 19, incentivada pela Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no final do século 18 e que gerou importantes mudanças econômicas, políticas e sociais no mundo.

A industrialização rapidamente se expandiu para Europa e Estados Unidos, o que gerou as bases da moderna Administração. Com o crescimento acelerado das empresas e a necessidade das empresas serem mais eficientes e produtivas, fez-se ainda mais a necessidade da profissão de Administrador.

Os primeiros estudos sobre um método capaz de aumentar a eficiência e produtividade das empresas em um mercado cada vez mais competitivo, foi a partir da publicação dos estudos de dois engenheiros. O norte-americano Frederick Taylor, responsável pela chamada Escola de Administração Científica, difundia o aumento da eficiência da indústria a partir da racionalização dos operários. O francês Hanri Fayol, por sua vez, disseminou a Escola Clássica da Administração, cuja meta era aumentar a eficiência empresarial por meio de sua organização e aplicação de princípios gerais de administração.

Esses dois pensamentos uniram-se e deram origem a teorias e conceitos que formaram a administração atual. Depois disso, outras teorias surgiram, moldando o que existe hoje em termos de administração. Com o tempo a administração consolidou-se como ciência social com interação em áreas como direito, ciência econômica, ciência política, sociologia, psicologia social e antropologia.

Onde achar mais informações?


Quem você conhece que poderia se beneficiar com estas informações? Redirecione este e-mail para seus amigos e associados!

Você está recebendo este informativo mensal porque seu e-mail foi cadastrado em nosso site.

O procedimento de cadastro é voluntário, gratuito e aberto ao público, caso não concorde envie-nos um e-mail que excluiremos o seu endereço. No entanto, sentiremo-nos honrados com a vossa participação.

 
Dúvidas, reclamações e sugestões sobre o site ou este informativo podem ser enviadas para info@abracont.org.br  

Rua da Consolação, 222 - Conj. 607 - Centro - São Paulo. CEP.: 01302-000

Fone/Fax: 55 (11) 3129.7423 - www.abracont.org.br  

e-mail: info@abracont.org.br  

Professor mompean
 
Rua da Consolação, 222 - Conj. 607 -Consolação
Cep: 01302-000 - São Paulo/SP
Tel: 3129-7423


Powered by PortalABC