Boletim Junho/2011


BOLETIM TRIBUTÁRIO E FISCAL

 

Data desta Edição: 03.06.2011



REFIS DA CRISE

Portaria Conjunta 4/2011 - Dispõe sobre o enquadramento das pessoas jurídicas nas etapas para prestar as informações necessárias à consolidação dos débitos tributários.

 

PIS, COFINS E IPI - RESSARCIMENTO

Portaria MF 260/2011 - Altera a Portaria MF 348/2010 que trata sobre o procedimento especial para devolução de créditos vinculados à exportação.

 

PIS E COFINS

Medida Provisória 534/2011 - Altera o art. 28 da Lei nº 11.196/2005, e inclui no Programa de Inclusão Digital Tablet PC produzido no País.

Solução de Consulta 34/2011 - 7ª Região Fiscal - Instituições de Educação e de Assistência Social – Imunidade/Isenção IRPJ, PIS e COFINS.

Solução de Consulta RFB 92/2011 - 8ª Região Fiscal - Créditos de PIS sobre fretes na compra de bens nacionais e importados para revenda.

 

DIPJ

Instrução Normativa RFB 1.159/2011 - Dispõe sobre as informações a serem prestadas pela comercial exportadora que houver adquirido produtos com o fim específico de exportação.

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO FISCAL

O que é Lucro Presumido?

 

 

PUBLICAÇÕES FISCAIS ATUALIZÁVEIS

Blindagem Fiscal e Contábil

100 Ideias Práticas de Economia Tributária

Manual do IRPJ - Lucro Real


Fonte: PORTAL TRIBUTÁRIO - www.portaltributario.com.br



Professor

"Homem que professa ou ensina uma ciência, uma arte ou uma língua; mestre"
Fonte: Dicionário Michaelis

O que é ser um professor?

Professor é o profissional que trabalha na área de educação e ensino, ministrando aulas de diferentes matérias, seja na educação infantil, no ensino fundamental, médio ou superior, e ainda em cursos técnicos, de curta duração, profissionalizantes, pós-graduações, especializações ou cursos de línguas, esportes, em cursos extra-curriculares, entre muitos outros. O professor tem como objetivo passar seus conhecimentos acadêmicos para seus alunos, que, por sua vez, devem procurar absorver o máximo de conteúdo possível das aulas. É também responsabilidade do professor tirar dúvidas sobre as aulas e ajudar e acompanhar o desenvolvimento dos seus alunos durante o curso.

Quais as características necessárias para ser um professor?

Para ser um professor é necessário que o profissional se interesse pela pedagogia e pelos métodos de aprendizagem e ensino. É desejável, também, que o profissional esteja sempre interessado em evoluir e se desenvolver por meio de cursos, leituras, congressos, especializações, etc. Além disso, outras características interessantes são:

  • responsabilidade
  • auto-confiança
  • dinamismo
  • metodologia de ensino
  • facilidade de lidar com as pessoas
  • paciência
  • carisma
  • raciocínio lógico
  • capacidade de manter a disciplina
  • determinação

Qual a formação necessária para ser um educador?

Para ser um educador é necessário que o profissional seja formado em curso superior de pedagogia ou até de psicopedagogia; ou que tenha uma formação superior em alguma matéria como licenciatura; ou até mesmo uma formação superior em alguma matéria e com especialização em pedagogia. Para lecionar no ensino superior ainda é requisitado mestrado ou doutorado.
A pedagogia é uma área da ciência que estuda o ensino, os métodos e as técnicas de aprendizado, algumas matérias presentes na grade curricular do curso são: sociologia, psicologia e filosofia gerais; orientação de estudo; metodologia do trabalho científico; didática; história da educação brasileira; filosofia da educação; metodologia de ensino fundamental e médio; entre outras.

Qual a formação necessária para ser um professor?

No caso dos professores da área da educação acadêmica, excluindo cursos extra-curriculares, alternativos ou de esportes, é necessário que o profissional seja formado em curso superior em alguma matéria do tipo licenciatura; que tenha uma formação superior simples em alguma matéria com especialização ou pós-graduação em pedagogia; ou até mesmo que seja formado na matéria a ser lecionada e em pedagogia. No curso superior de formação do professor depende da área que ele vai atuar e da matéria que pretende lecionar, por exemplo, o profissional pode optar pelo curso superior de licenciatura em letras, ou pode cursar faculdade de matemática, após o curso realizar especialização em pedagogia. A pedagogia é uma área da ciência que estuda o ensino, os métodos e as técnicas de aprendizado, algumas matérias presentes na grade curricular do curso são: sociologia, psicologia e filosofia gerais; orientação de estudo; metodologia do trabalho científico; didática; história da educação brasileira; filosofia da educação; metodologia de ensino fundamental e médio; entre outras.

Principais atividades

  • preparar o conteúdo a ser lecionado em cada aula, para cada classe de alunos
  • elaborar metodologia de ensino própria
  • expor a teoria da matéria da forma que achar mais adequada às características de cada grupo de alunos
  • tirar as dúvidas dos alunos em classe
  • exemplificar a teoria com exercícios práticos
  • preparar material extra de consulta para os alunos
  • solicitar trabalhos escolares da matéria para avaliar a capacidade de entendimento e de pesquisa do aluno
  • organizar discussões e trabalhos em grupo para que os alunos aprendam a trabalhar em equipe
  • elaborar método próprio de avaliação dos alunos
  • acompanhar o desenvolvimento de cada aluno na matéria, realizando mudanças nas técnicas de ensino se necessário
  • estar atento à disciplina na sala der aula
  • preparar e aplicar avaliações escritas aos alunos
  • corrigir trabalhos e avaliações, tendo em vista o desenvolvimento de cada aluno
  • dar notas às avaliações

Área de atuação e especialidades

O professor, por sua definição, é o profissional que trabalha passando conhecimentos para seus alunos, portanto, o professor pode ensinar qualquer ciência, arte ou língua. Algumas das principais áreas são:

  • educação acadêmica: o professor pode ensinar qualquer matéria em diversos níveis escolares, na educação infantil, ensino fundamental, médio, superior, cursinhos pré-vestibulares, cursos de curta duração, técnicos, profissionalizantes, de especialização, de pós-graduação, entre outros
  • idiomas: o professor pode ensinar idiomas estrangeiros, área que se encontra em alta nos últimos anos, graças à rápida globalização da economia
  • esportes e artes: pode ser também um professor de esporte ou de artes, que trabalha ensinando os interessados a aprender as técnicas do esporte ou praticar a arte

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o educador é amplo, mas devemos levar em conta que o setor público, onde há maior carência de profissionais, não oferece boas condições salariais. A contratação efetiva no ensino público é sempre realizada através de concurso público, sendo assim de forma justa e igualitária. Mesmo assim, o setor privado é o mais promissor para os profissionais da área, que devem estar sempre interessados e se desenvolver por meio de cursos e especializações. A educação é um campo muito amplo e que deve ser bem explorado, pois lida com pessoas e com sua formação quanto ser integrante da sociedade.

Curiosidades

A primeira escola do Brasil foi instalada pelos religiosos da Cia de Jesus, os jesuítas, em 1549. A escola permaneceu nos moldes tradicionais durante muito tempo, e só foi modificada no governo Vargas, quando o professor deixou de ser um simples transmissor de conhecimentos e se tornou um facilitador do aprendizado, tornando assim o aluno parte integrante e ativamente participante do processo de aprendizado. Em 1932, surge essa "nova escola". No início da ditadura militar, em 1964, foi introduzido no Brasil um sistema que já era bem conhecidos dos americanos, o ensino tecnicista, que ditava padrões de ensino e introduzia recursos audiovisuais.Em 1983 deu-se o início da "escola crítica", onde a liberdade já era maior e permitia maior interação entre o educador e o aluno, e visava formar cidadãos mais conscientes, ativos, críticos e reflexivos. No século XXI, a tecnologia invadiu as salas de aula, trazendo à tona a "escola tecnológica", que limita a troca de experiências, emoções e impulsos criativos, individualizado as pessoas.
Fonte: http://pedagogia.brasilescola.com/trabalho-docente/professor.htm

Onde achar mais informações?


Quem você conhece que poderia se beneficiar com estas informações? Redirecione este e-mail para seus amigos e associados!

Você está recebendo este informativo mensal porque seu e-mail foi cadastrado em nosso site.

O procedimento de cadastro é voluntário, gratuito e aberto ao público, caso não concorde envie-nos um e-mail que excluiremos o seu endereço. No entanto, sentiremo-nos honrados com a vossa participação.
 
Dúvidas, reclamações e sugestões sobre o site ou este informativo podem ser enviadas para info@abracont.org.br  

Rua da Consolação, 222 - Conj. 607 - Centro - São Paulo. CEP.: 01302-000

Fone/Fax: 55 (11) 3129.7423 - www.abracont.org.br  

e-mail: info@abracont.org.br 

Professor mompean
 
Rua da Consolação, 222 - Conj. 607 -Consolação
Cep: 01302-000 - São Paulo/SP
Tel: 3129-7423


Powered by PortalABC