BOLETIM AGOSTO/2011


BOLETIM TRIBUTÁRIO E FISCAL

 

Data desta Edição: 01.08.2011

 

IRPJ/CSLL

ADE Cosit 20/2011 - Divulga taxas de câmbio para fins de elaboração de balanço relativo ao mês de junho de 2011.

 

 

DRAWBACK

Portaria SECEX 24/2011 - Regulamenta a prorrogação de atos concessórios de drawback, nos termos da Lei 12.453/2011.

 


 

 

 

 

 

PUBLICAÇÕES FISCAIS ATUALIZÁVEIS

Planejamento Tributário

Auditoria Tributária

Reduza Dívidas Previdenciárias

Fonte: PORTAL TRIBUTÁRIO - www.portaltributario.com.br

  PROFISSÕES

Ciências Atuarias

Bacharelado

 

Será que Ciências Atuariais é para mim?

 

É o uso de conhecimentos e cálculos para a elaboração de seguros, planos de previdência e realização de outras operações financeiras que envolvam risco. O profissional dessa área analisa e quantifica o risco presente nas operações de seguros, previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização. Cabe a ele avaliaras possibilidades de danos e perdas da empresa seguradora ou previdenciária e determinar o valor das prestações do seguro e dos prêmios a ser pagos. É ele também quem define as reservas que as companhias devem ter para garantir o pagamento dos benefícios ou dos compromissos contratados. Para isso, utiliza conhecimentos de matemática e estatística, estima a incidência de doenças, mortes, acidentes de trânsito ou de trabalho e fenômenos naturais, como enchentes e secas. O atuário só pode trabalhar se tiver registro no Instituto Brasileiro de Atuária e, para isso, deve se submeter a um exame depois da graduação.

O mercado de trabalho

Os maiores empregadores de atuários no país são as companhias nacionais e multinacionais de consultoria especializadas em benefícios, de auditoria contábil, o setor de resseguros e os grandes fundos de pensão. A procura pelos profissionais tem aumentado muito nos últimos anos, devido a uma série de fatores, como o desenvolvimento do mercado de seguros e o crescimento da atividade de risco; a diversificação de produtos nas áreas de saúde; e o crescimento da previdência privada complementar. A crise financeira que sacudiu o mundo entre 2008 e 2009 também criou oportunidades para os atuários. "Hoje os bancos e seguradoras precisam reavaliar riscos de empréstimos e investimentos e têm aberto vagas para esses profissionais", afirma Narcisa Gonçalves dos Santos, coordenadora do curso de Ciências Atuariais da Uerj. Atualmente, os setores que mais contratam são os de análise de risco, que exige bastante conhecimento de estatística. Há oportunidades em prefeituras e estados que precisam de profissionais para fazer a manutenção e a gestão previdenciária. No setor privado, há chances em companhias de seguros, entidades abertas de previdência complementar, operadoras de planos de saúde e empresas de capitalização. "Essas áreas têm crescido com o aumento do poder aquisitivo da classe média brasileira", diz Moema Gonçalves Bueno Figoli, coordenadora do curso da UFMG. Além do eixo Rio-São Paulo, as oportunidades aumentam nas grandes capitais com o número expressivo de seguradoras, entidades de previdência e planos de saúde, auditoria e perícia atuarial. Em Brasília, a previdência e o setor público são o forte, e o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) tem aberto concursos.


Salário inicial: R$ 1.500,00 (fonte: Instituto Brasileiro de Atuária).

O curso

Ideal para quem gosta de números e de fazer contas. O currículo é carregado de disciplinas como cálculo numérico, contabilidade, economia, estatística e matemática financeira. Entre as específicas estão teoria do risco, contabilidade de seguros e gerência de risco financeiro. Em algumas escolas também há aulas de comunicação e expressão, que preparam para a monografia a ser apresentada no fim do curso e treinam o estudante em gramática e redação - prática importante, já que uma das principais funções do atuário é elaborar contratos e regulamentos dos planos de benefícios. O estágio não é obrigatório.



Duração média: quatro anos.

Outro nome: Atuária.

O que você pode fazer

Auditoria atuarial

Fiscalizar as atividades e a situação financeira de seguradoras e empresas de previdência complementar.

Estimativa e análise

Calcular o valor das parcelas e dos prêmios de seguros, planos de saúde e de previdência complementar, definindo as cláusulas das apólices.

Planejamento de reservas

Programar e controlar as reservas financeiras de empresas de seguro, de planos de saúde ou previdência complementar, a fim de garantir o pagamento dos compromissos assumidos com os segurados.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissões



Quem você conhece que poderia se beneficiar com estas informações? Redirecione este e-mail para seus amigos e associados!


Você está recebendo este informativo mensal porque seu e-mail foi cadastrado em nosso site.

O procedimento de cadastro é voluntário, gratuito e aberto ao público, caso não concorde envie-nos um e-mail que excluiremos o seu endereço. No entanto, sentiremo-nos honrados com a vossa participação.
 
Dúvidas, reclamações e sugestões sobre o site ou este informativo podem ser enviadas para info@abracont.org.br  

Rua da Consolação, 222 - Conj. 607 - Centro - São Paulo. CEP.: 01302-000

Fone/Fax: 55 (11) 3129.7423 - www.abracont.org.br  

e-mail: info@abracont.org.br 
Professor mompean
 
Rua da Consolação, 222 - Conj. 607 -Consolação
Cep: 01302-000 - São Paulo/SP
Tel: 3129-7423


Powered by PortalABC